Filipe Marques

Go to content

Main menu

Carreira universitária

Curriculum Vitae


Fui colaborador no Grupo de Física Molecular do Departamento de Física da Universidade de Coimbra no ano lectivo de 1985/86 (enquanto aluno de licenciatura), em que tive contacto com técnicas de fotoluminescência e Light Scattering para estudo de macromoléculas, sob a orientação da Prof. Dra. M. A. Tavares.

Em 13 de Fevereiro de 1990 fui contratado pela Universidade da Beira Interior onde desempenhei as funções de Assistente Estagiário no Departamento de Física desta Instituição até 13 de Fevereiro de 1993, altura a partir da qual me dediquei em exclusivo ao Curso de Mestrado em Física que havia iniciado anteriormente.

Iniciei a minha actividade docente começando por elaborar o programa da disciplina de Física Atómica e Molecular, inexistente até à altura, tendo sido regente da mesma nos anos lectivos de 1989/90 e 1990/91.

Leccionei as aulas teórico-práticas da disciplina de Mecânica Geral nos anos lectivos de 1990/91 e 1992/93, tendo sido regente da mesma disciplina para os alunos da licenciatura em Física.

Leccionei as aulas teórico-práticas da disciplina de Electromagnetismo nos anos lectivos de 1990/91 e 1991/92.
Leccionei as aulas teórico-práticas da disciplina de Física Geral no ano lectivo de 1991/92.

Integrei a comissão organizadora dos programas de intercâmbio de docentes entre universidades estrangeiras e a Universidade da Beira Interior, comissão esta formada devido à existência dos programas comunitários, PROJECTO ERASMUS e PRODEP. Esta comissão era responsável pela análise das candidaturas apresentadas por parte das universidades estrangeiras, avaliação curricular dos docentes e análise dos programas lectivos respectivos, assim como dos projectos de investigação em que cada docente estava envolvido.

Dirigi a comissão encarregue do planeamento, selecção e aquisição de material científico destinado à montagem de um laboratório de investigação de características científico-pedagógicas na área da Física Atómica.

Sou Professor Convidado da Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa desde Outubro de 2004, sendo o regente das cadeiras de Biofísica I, Biofísica II e de Processamento de Biosinais, do Curso Bietápico da Licenciatura em Cardiopneumologia.

Back to content | Back to main menu