Filipe Marques

Go to content

Main menu

Congressos

Curriculum Vitae


Estive inscrito no encontro “Computadores no Ensino da Física e da Química” realizado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, promovido por Sociedade Portuguesa de Física, Sociedade Portuguesa de Química e Projecto Minerva, nas datas de 22, 23 e 24 de Fevereiro de 1990 onde participei com uma exposição oral relativa a um trabalho científico de simulação do comportamento de um fluido em circunstâncias específicas e baseado em software desenvolvido por mim.

Participei no curso sobre braquiterapia, aplicada ao tratamento do carcinoma da próstata, “Ultrasound-Guided Transperineal Brachytherapy For Early Stage Prostate Cancer”, realizado no Seattle Prostate Institute em Janeiro de 1999.

Participei na conferência sobre braquiterapia, aplicada ao tratamento do carcinoma da próstata, “10th International Brachytherapy Conference”, que teve lugar em Madrid (Espanha) de 11 a 14 de Novembro de 2000.

Participei no “Simpósio Luso-Brasileiro de Urologia - Simpósio do Achamento”, que teve lugar no Real Hospital Português no Recife (Brasil) de 10 a 13 de Dezembro de 2000, tendo feito parte da equipa que procedeu ao implante de sementes radioactivas no tratamento de cancro da próstata (braquiterapia), intervenção transmitida ao vivo durante o referido simpósio. Fui o responsável pelo cálculo dosimétrico do mesmo implante e o físico interveniente na cirurgia.

Participei no Congresso “ECCO 11 -The European Cancer Conference”, que teve lugar em Lisboa de 21 a 25 de Outubro de 2001.

Participei como orador, a convite da Associação Portuguesa de Técnicos de Radiologia, Radioterapia e Medicina Nuclear, no “X Congresso de Radiologia” com o tema Braquiterapia Prostática - Fases do Planeamento Dosimétrico, que teve lugar em Viseu de 22 a 24 de Novembro de 2001. Frequentei o Curso de Neuro-Imagem que teve lugar no mesmo Congresso.

Participei no Congresso da ESTRO “Modern Brachytherapy Techniques” que teve lugar em Lisboa de 16 a 20 de Junho de 2002.

Participei no Congresso da ESTRO, “Brachytherapy for Prostate Cancer”, que teve lugar em Utrecht (Holanda) de 1 a 3 de Setembro de 2002.

Participei como orador, a convite do Departamento de Química da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, no Ciclo de conferências: “Fascinante Química”, com uma palestra subordinada ao tema, Braquiterapia Prostática - Fases do Planeamento Dosimétrico e Modelo teórico para correlação dos efeitos secundários com a evolução temporal da dose de radiação a nível da uretra” e que teve lugar em Vila Real no dia 27 de Setembro de 2006.

Participei no Curso Prático “Cirurgia em Directo – Alternativas menos invasivas para o tratamento do Cancro da Próstata”, que teve lugar no Hospital da Força Aérea em Lisboa em 19 e 20 de Janeiro de 2007, tendo feito parte da equipa que procedeu ao implante de sementes radioactivas no tratamento de cancro da próstata (braquiterapia), intervenção transmitida ao vivo durante o referido simpósio. Fui o responsável pelo cálculo dosimétrico do mesmo implante e o físico interveniente na cirurgia.

Participei no “3rd Teaching Course – Interstitial Prostate Brachytherapy”, que teve lugar em Lisboa, em 27 de Abril de 2007.

Back to content | Back to main menu